Persianas: faça a escolha certa

A composição de cores, materiais e texturas que habita um espaço tem o poder de trazer harmonia e contar histórias. Considerando a importância de cada detalhe, uma boa escolha de persianas também é fundamental para garantir um décor equilibrado, que propicie a experimentação de diferentes sensações. Sejam mais sofisticadas ou funcionais, automatizadas ou não, feitas de tecido ou PVC, com lâminas verticais ou horizontais, um modelo certamente será o ideal para você.

1- Os materiais

A grande variedade de materiais para persianas pode ser um problema se você não conhece suas especificidades. Por isso, se liga nas opções que a gente separou para te ajudar:

Alumínio:

Persiana de alumínio 25mm, da Unilux. Foto: Reprodução/Unilux

Amantes da patricidade, uni-vos! As persianas de alumínio, além de serem resistentes, são exemplos quando falamos de limpeza fácil. Por isso, acabam sendo recomendadas para ambientes comerciais ou cozinhas, onde a gordura acumula mais. A grande variedade de cores presente no mercado também é um ponto positivo, já que fica fácil de combiná-las com móveis e eletrodomésticos.

PVC:

Uma das mais presentes nos projetos de interiores, as persianas de PVC também estão no grupo da funcionalidade. Por conta da sua manutenção simplificada, são boas opções para locais que exigem praticidade, como escritórios, consultórios, hospitais e casas de praia.

Madeira

Persiana em madeira 50mm. Foto: Reprodução/Unilux

A sofisticação sempre atinge níveis extremos quando a madeira entra em cena. É por conta desse apelo estético, somado a sua durabilidade, que as persianas de madeira fazem sucesso entre os clientes. Costumam ser as opções escolhidas para ambientes que pedem mais aconchego, como quartos e livings.

Bambu

Na mesma pegada da madeira, mas com um estilo mais despojado, as persianas em bambu se diferenciam por serem ecologicamente corretas e por proporcionarem uma leveza singular ao ambiente. A manutenção fácil é outro atrativo do material, combinando bem em casas de veraneio, por exemplo.

Blackout

Cortina Rollo, da Unilux. Foto: Reprodução/Unilux

Por bloquear a entrada de luz solar, persianas em blackout são boas para garantir privacidade e conforto. Podem ser utilizadas com uma camada de tecido na frente, suavizando o visual.

Tela solar

Cortina Painel, da Unilux. Foto: Reprodução/Unilux

Com especificidades que protegem contra raios UV, as persianas em tela solar são, certamente, uma das queridinhas para quem busca um décor elegante e funcional. Sem deixar a sofisticação e o conforto de lado, ela apresenta propriedades térmicas que regulam a temperatura (ameniza o calor no verão, por exemplo) e propriedades interessantes para áreas onde há grande incidência de luz solar, protegendo móveis e objetos dentro de casa.

2- Os tipos

Rolo, romanas, em painel. Combinando materiais adequados com os modelos certos, não tem erro:

Rolo

Essa variedade de persiana funciona como painéis, ficando enrolados quando recolhidos. Por isso, também, acabam garantindo um visual mais limpo e prático, ideal para projetos de interiores com uma pegada mais clean. Geralmente são feitos com tela solar, controlando o calor e filtrando os raios UV, sem impedir a entrada de luz natural ao ambiente.

Romana

Persiana Romana Cascade, da Unilux. Foto: Reprodução/Unilux

Ao mesmo tempo em que são como um ode ao estilo clássico, as cortinas romanas apresentam um design arrojado, se dobrando à medida que são suspensas. Costuma ser fácil combiná-las a diferentes composições, apenas atente para seu material: como tendem a acumular gordura, não são indicadas confecções em tecidos. Funcionam bem em escritórios, já que esse essa variedade geralmente é fabricada com tecidos solares escuros.

Painel

Boa tanto para ambientes grandes, como vãos de passagem. São versáteis, possuindo várias opções de abertura e recolhimento, além de compor bem em espaços com uma vibe mais clean, já que o trilho superior fica quase imperceptível.

Shadow

O nome diz tudo: alternando entre faixas horizontais translúcidas e opacas, esse modelo proporciona uma visão dupla do ambiente, garantindo privacidade e controle de luz sem perder a visão exterior. Elegantes como só elas, é inegável que as persianas Shadow (também chamadas double vision) fazem sucesso em todo lugar onde marcam presença.

Cortina Celular

Persiana romana de teto e celular, da Unilux. Foto: Reprodução/Unilux

As cortinas celulares entraram em cena no mercado como uma resposta à crise energética da década de 1970 e, como uma boa inovação deve ser, já chegaram ousando: como possuem bolsões dentro das células, elas asseguram um ambiente quente no inverno (e vice-versa), garantem proteção contra raios UV e proporcionam conforto acústico. A propriedade antiestática também deixa esse modelo no topo quando falamos em tecnologia de persianas, já que reduz o acúmulo de poeira, facilitando a limpeza cotidiana. Indicados para espaços limitados, como vãos, geralmente são feitos de tecidos translúcidos e blackouts.

Encontrou sua persiana ideal? Aproveite para ler mais dicas de decoração aqui.